O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

10 julho, 2012

COMO O CRISTÃO EXERCE A CIDADANIA?


COMO O CRISTÃO EXERCE A CIDADANIA?



O conceito de cidadania é amplo, porém uma das maneiras em que se pode exercer a cidadania de maneira que todas as pessoas sejam beneficiadas é através do voto. E essa hora se aproxima mais uma vez, embora muitas pessoas ainda tenham preconceito achando que não. O Compêndio da Doutrina Social da Igreja no n°565 diz “Para os fies leigos, o compromisso político é uma expressão qualificada e exigente do compromisso cristão ao serviço dos outros”. Veja o termo usado, “expressão qualificada”, todos sabem o sentido da palavra qualificada, qualidade, simplificando coisa que não é apenas boa, mas que tem algo mais que pode fazer a diferença. E a política é isso ela faz a diferença na vida das pessoas positivas ou negativas, mas faz.

O cristão é aquele que precisa acreditar nessa verdade e por isso que em primeiro lugar precisa aprender a votar também com qualidade. E necessariamente vem a pergunta e o que é votar com qualidade é, por exemplo, votar em quem tem mais possibilidade de ganhar? Claro que é natural verificar também esse quesito para que o voto seja bem aproveitado, mas não é o critério mais importante. O critério mais importante é verificar o passado pessoal, profissional, social, moral do candidato para que haja uma maior probabilidade de acerto lógico que isso não são garantias de que o candidato não vá decepciona o seu eleitor mas é um critério bem aceito por aqueles orientam para uma votação com qualidade. Agora veja a outra as outras palavras exigente, compromisso cristão com os outros, essa palavra resume o que é a verdadeira política porque compromisso com os outros nada mais é do que buscar almejar pelo bem comum, quer cristianismo maior que esse? Outra maneira de exercer a cidadania é participando da política partidária, sendo candidato a um cargo eletivo desde que tenha vocação para tal, que seja convidado pela comunidade, não seja algo apenas do interesse só do candidato.

O ministério de fé e política da RCC está a disposição para conscientizar as pessoas da importância de votar e ser votado para que a sua cidade continue melhorando. Lembre-se “o bom cristão necessariamente precisa ser um bom cidadão” e o cidadão deve exercer a cidadania uma delas e votar com qualidade. “porque voto não tem preço tem consequência”.


Artigo: Mário Felício dos Santos

Fonte: http://www.rccfoz.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'