O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

11 julho, 2012

Redobre os cuidados no inverno


Redobre os cuidados no inverno
Casos de infecções respiratórias nas crianças aumentam nesta estação.




Quando o inverno começa a dar os seus sinais, com dias mais frios, muitas mães que tem filhos bebê ou crianças começam a se preocupar com a saúde dos pequenos. “A incidência de infecções respiratórias no inverno sempre será mais alta em relação às outras estações do ano. Isto se deve à maior proliferação dos vírus e ao comportamento de aglomeração das pessoas associado a ambientes fechados e com pouca ventilação”, ressalta o pediatra, Amadeu Weber.

As principais desordens que acometem as crianças no inverno, segundo o pediatra, são as afecções (doenças) das vias respiratórias, que incluem, principalmente, as infecções das vias aéreas superiores e inferiores e as alergias respiratórias. “Dentre as infecções virais destacam-se traqueobronquite, bronquiolite, laringite, resfriado comum, gripe e a pneumonia viral, causados em sua maioria pelos vírus influenza, adenovírus, rinovírus, vírus sincicial respiratório, entre outros. Os quadros bacterianos, pneumonia, otite, laringite, faringite estreptocócica, sinusite, amigdalite e, menos frequente, a epiglotite, podem ocorrer como manifestação inicial ou como complicação de um quadro viral”, afirma ele, acrescentando que as alergias respiratórias mais comuns dessa época do ano são rinite, sinusite alérgica e a asma.

Para diminuir a incidência das infecções nos bebês e crianças neste período, de acordo com o médico, é importante mantê-las, sempre que possível afastadas de adultos e outras crianças com manifestações respiratórias e evitar aglomerações humanas, como, por exemplo, supermercados, filas de banco, ônibus, creche ou qualquer outro ambiente fechado, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Outra dica é lembrar-se de abrir as janelas de casa para deixar o sol entrar e ventilá-la. “Banhos e a troca das roupas de cama da criança devem ser diários. Um artifício moderno e com boa resposta na incidência e morbidade destas doenças é a vacina para as crianças habilitadas”, declara Weber.

Com a chegada do frio é natural que as crianças sintam menos sede e consequentemente solicitem menos líquidos. Contudo, é essencial que os pais ou responsáveis ofereçam com frequência, pois elas ainda continuam perdendo líquidos pela transpiração e pela respiração. “O organismo necessita de líquidos para continuar mantendo suas funções vitais, como, por exemplo, a função cerebral, renal e cardíaca, e é de fundamental importância para a produção das células do sangue e de defesa”, lembra o pediatra.

Mesmo com a temperatura mais baixa, agasalhar os pequenos demais não é recomendado. “Colocar muita roupa na criança pode acarretar em febre, irritabilidade, transpiração excessiva, alergias cutâneas e respiratórias. Devemos saber que a criança deve estar somente um pouco mais agasalhada que os adultos”, alega o médico. Ele diz que o excesso de agasalho pode ser causa de choro inconsolável em neonatos e lactentes.


Sintomas de infecções respiratórias nas crianças

Os principais sintomas das infecções respiratórias nas crianças, segundo o pediatra, são tosse (seca ou produtiva), desconforto respiratório, cansaço, obstrução nasal, espirros, coriza (hialina, esverdeada ou amarelada), inapetência, irritabilidade, sonolência e febre. “Lembro ainda que não é necessário que a criança apresente todos esses sintomas juntos para que se confirme o diagnóstico. Alguns apresentam de forma mais branda e com poucos sintomas e outros com formas mais intensas e mais graves”, completa.
Sempre que a criança apresentar algum dos sintomas citados, os pais devem procurar atendimento médico, pois caberá a ele decidir pelo melhor tratamento e avaliar a necessidade de internação hospitalar. “Fica difícil para a família avaliar exatamente o diagnóstico e principalmente o grau de gravidade de cada caso, função esta do médico. É importante que a família confie no seu médico, siga o tratamento conforme prescrito e evite a automedicação”, salienta Weber.


Fonte: http://www.maissauderevista.com.br/infantil/redobre-os-cuidados-no-inverno/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'