O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

21 setembro, 2012

Por Que Reconhecer Nossos Erros É Tão Difícil?


Por Que Reconhecer Nossos Erros É Tão Difícil?



Sempre encontramos dificuldades para admitir nossas culpas, pois nas horas que somos avaliados sobre nossa conduta, rapidamente queremos nos defender.
Talvez você conheça alguém que mesmo estando errado, consegue arranjar argumentos para sua defesa e acaba escapando do problema.

Reconhecer os erros é uma virtude, mas a arrogância impede de sermos curados.
Conta-se que numa universidade, dois amigos que cursavam medicina iam muito bem às provas e trabalhos da faculdade.

No final do semestre ambos tinham notas entre 9 e 10. Havia uma prova final no curso de Química, mas, a dupla estava tão confiante nas suas notas que resolveram passar um final de semana festejando com amigos de outra universidade.
Ambos dormiram tarde demais e chegaram atrasados na universidade na Segunda, dia da prova final. Ao invés de tentar fazer o exame, a dupla procurou o professor depois com uma história que inventaram.

Os dois afirmaram que o carro deles teve um pneu furado e ficaram sem pneu de reserva. Segundo eles, demorou a concertar o pneu e isso resultou no atraso deles para o exame.
O professor considerou a história dos dois e concordou que daria uma segunda chance de fazer o exame no dia seguinte. Ambos estudaram para valer aquela noite e foram ao exame no dia seguinte na hora marcada.

O professor colocou ambos em salas separadas e os entregou o exame.
Quando começaram o exame, perceberam que a primeira pergunta era uma questão fácil e valia um ponto.

Animados, responderam à primeira pergunta e viraram a página. Na segunda página havia apenas uma pergunta

– “Qual dos quatro pneus furou?” A resposta valia 9 pontos.

Temos o direito de errar, certamente, porque errar faz parte do ser humano, mas temos o dever de assumir a total responsabilidade pelos erros que cometemos.
Ter essa visão bem clara na mente pode acabar com muitos conflitos que vivemos, seja conosco ou com as outras pessoas.

O reconhecimento dos erros esta intimamente ligada à humildade, quando exercitamos essa virtude, facilmente podemos nos desprender do orgulho que nos desgasta e nos cega.

Jesus falou muito sobre essa virtude e nos ensina a exercita-la diariamente, pois é através da humildade é que podemos nos tornar pessoas melhores, a Bíblia diz: “Quem teme ao Senhor está aprendendo a ser sábio, quem é humilde é respeitado”. Pv: 15:33

Sem humildade, não reconhecemos nossos próprios defeitos, pois o homem orgulhoso pensa que já conhece tudo, e não quer depender de ninguém, nem mesmo do próprio Deus e quando chega a este ponto o orgulhoso terá consequência diante de Deus, à Bíblia diz: “Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes.” (Tiago 4:6-10).


Fonte: geracaovida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'