O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

20 setembro, 2012

Dicas de Boas Maneiras no Trabalho


Dicas de Boas Maneiras no Trabalho


Procure lembrar-se conscientemente de tratar bem a todos no seu trabalho. Seja sempre atencioso, cordial e gentil.

Quando um funcionário novo chegar receba-o bem e colabore para integrá-lo na empresa.

Seja limpo, ordenado e trabalhe com afinco.

Respeite a hierarquia evitando agir com intimidade com o poder ou dispondo com desdém das pessoas dos níveis hierárquicos que lhe são subordinados.

Cumprimente todas as pessoas que encontrar, na chegada e na saída.

Não fale de problemas pessoais ou profissionais diante do cliente.

"Por favor", "Com licença", "Obrigado (a)" e "Desculpe-me" não devem ser esquecidas com a rotina e o convívio diários.


Maus Modos no Trabalho

Evite, no trato habitual, expressões ou modismos como: "meu bem", "querida", "meu amor", "minha flor", "gata" ou "gato". Pergunte às pessoas como elas querem ser tratadas: "senhor", "senhora", "senhorita" ou, simplesmente, você.

Hoje em dia todas as pessoas estão “matando um leão por dia”, por isso não sobrecarregue os outros com “suspeitas”, acusações e antipatias gratuitas.

Não faça nem promova nenhuma discriminação seja por raça, credo ou qualquer outro motivo.

Não promova “climas” sejam de histeria sexual, de consumo de bebidas, de conversas vulgares sobre pessoas do outro sexo.

Jamais seja desonesto, em nada.

Não leve nem um clips, lápis ou papel para casa “como material escolar” para os filhos, nem tire Xerox ou abuse do telefone para assuntos particulares. Nunca. Não é preciso que se escreva uma norma na empresa para fazer o que é certo.


A pessoa de Boas Maneiras nunca faz:

Nosso maior exemplo deve ser sempre a Família de Nazaré.

A pessoa educada nunca é petulante, debochada, escrachada, exagerada e jamais é vulgar.

A pessoa educada não oscila sua opinião para agradar as pessoas presentes ou aos poderosos.

A pessoa educada não coloca nos títulos, cargos, dinheiro, classe, posição, escolarização, cargo, motivo para se sentir superior a quem quer que seja.

A pessoa realmente fina sabe que seus bons modos não são herdados, nem comprados, mas permanentemente cultivados.

A pessoa de boas maneiras não se deixa arrastar pelos impulsos momentâneos e não desenvolve vícios. Não demonstra impaciência, irritação, esnobismos, tédios e egoísmos. Não importa quão excitante seja a situação ou quão ansioso esteja consegue controlar os seus impulsos.

A pessoa educada evita demonstrar esses excessos de intimidade, de liberdade, esses descontroles emotivos, esses deslumbres, esse falar de si mesmo em tudo e para todos. Qualquer abuso é essencialmente vulgar. Todo servilismo ou elitismo é falta de valores e de educação. Talvez isto seja o mais difícil e o mais característico de uma pessoa educada: o saber controlar-se.

A pessoa educada também evita ignorar as circunstâncias e a necessidade dos demais. Jamais se nega ao cumprimento de um conhecido.

Só uma pessoa muito baixa deseja magoar ou provocar quem acabou de conhecer gerando desconfortos com críticas, intimidações, acusações gratuitas, gritarias, desconsiderações de toda sorte, "brincadeiras" desagradáveis, ridicularizações mais ou menos dissimuladas, ou ainda com fofocas e invejas. Todos tem direito a respeito e à sua boa fama.

Existem ainda os que vivem em mundos imaginários onde tudo é intriga, fofoca, perseguição ou competição. Quando relacionam-se com os demais são um peso de tormentos sem fim vendo perseguições, desagrado, maus tratos e fermentam ressentimentos como "pensamento crítico". A pessoa mal educada é sempre pesada aos demais. A pessoa educada é simples. Em sociedade há uma tendência a atrairmos pessoas semelhantes a nós mesmos.


Boas Maneiras e Virtudes No Trabalho

A convivência é mais agradável quando existe cortesia e ajuda mútua e devemos sempre realizar estes pequenos serviços que ajudam os outros no trabalho como servir um café, colaborar com o trabalho dos outros, ceder à vez num elevador, ou no estacionamento, etc.

Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, cumprimentando a todos, utilizando um vocabulário adequado, pedindo as coisas amavelmente, evitar envolver-se com a vida privada dos demais, com críticas e as murmurações, (se não houver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada).


Boas Maneiras no Trabalho

Na verdade existe uma série de hábitos que são chaves para desenvolver nossa capacidade de nos relacionarmos com quem trabalhamos:

1. Saber trabalhar em equipe.

2. Contar mais com o que os outros podem contribuir ou nos trazer.

3. Aprender a discordar construtivamente sem aborrecer-se e sem enfrentamentos ou humilhações desnecessárias.

4. Saber conjugar exigência com cordialidade, saber mandar sem humilhar e obedecer sem se sentir humilhado.

Virtude Humana refletida na postura de Trabalho

5. Evitar a resistência gratuita às pessoas em comando ou diferentes cultural ou socialmente. Evita a necessidade de elitizar-se em relação aos outros, a excessiva influência dos outros sobre um mesmo, a adulação, o desinteresse por tudo e todos fazendo apenas o que lhe convém, etc.

6. Saber compartilhar momentos informais sem exceder-se em bebidas, confissões de intimidade, maledicências, etc.

7. Evitar, nos ambientes de trabalho, os namoricos, os exibicionismos o flerte com pessoas do sexo oposto principalmente se são casadas, as roupas e os modos provocativos, bem como as "brincadeiras" de gosto duvidoso como aqueles que expõem defeitos e problemas dos outros, ou usam ideias e termos vulgares ou que falam mal de temas caros, aos outros, como religião, família, etc.

8. Não tenha tanta certeza que suas piadas, modos alegres são sempre convenientes.

9. Controle os temperamentos muito explosivos, o estar reclamando de tudo ou criticando tudo.

10. No trabalho deve imperar a relação profissional e a atenção que damos aos outros não deve ser confundida com carícias ou familiaridades que são muitas vezes indício claro de uma predisposição menos ou mais consciente para a vulgaridade.

11. Não aceite e não faça “conquista de escritório". Se tiver um amigo ou mesmo o chefe, fale quem a está incomodando e peça para ele não fazer mais esse tipo de abordagem. As pessoas mais velhas e de maior cargo ou experiência devem ser as mais prudentes e agir pela parte mais fraca, desestimulando fantasias de relacionamentos ou admiração fora da "real" e, em hipótese alguma compactuar com as "ilusões" não seja ela no final envolvida em assuntos não condizentes com sua posição. É preciso entender, falar francamente e não incentivar ou tirar vantagem de "deslumbres" de pessoas mais fracas. Evitar sempre o desenvolvimento da ilusão não aceitando "almoços" para conversar, etc.


Fonte: http://boas-maneiras.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'