O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

16 abril, 2013

A EDUCAÇÃO SEM EDUCAÇÃO


A EDUCAÇÃO SEM EDUCAÇÃO



Linda palavra EDUCAÇÃO, mas o que dizer quando dentro desta mesma palavra ela soa que não há educação.
Quando no referimos sobre educação, de imediato vem em nosso pensamento uma pessoa instruída, preparada para a vida, ou seja, bem educada.
Mas educação não se resume somente a este pequeno item, é muito mais.

Precisamos e devemos nos conscientizar que educação, é toda a preparação, formação e desenvolvimento do ser humano até chegar a uma plena cidadania.

É possível haver educação sem educação?

Acredito que sim, podemos ver e perceber as grandes diferenças e dificuldades sobre o relacionamento aluno-professor nos dias atuais. Podemos constatar que atualmente este relacionamento é bastante conturbado, e muitas das vezes, cheio de problemas, visto que, praticamente todos os dias há sempre alguma noticia pela mídia sobre problemas sofridos por partes de professores e alunos, ou seja:

Alunos atacando professores e professores perdendo o domínio de seus atos.
Problemas com drogas, problemas com violência e intimidação.
Falta de estrutura e condições no ambiente de trabalho.
Professores sem incentivos e desmotivados para exercerem com competência e eficiência sua profissão.
Falta de segurança.
Um conjunto de problemas que só agravam mais ainda a situação entre alunos e professores.

Porquê de tudo isso?

Em minha opinião (longe de ser o dono da verdade), nos dias atuais a sociedade de um modo geral sofre uma perda de vários valores morais que norteavam as condutas sobre vários assuntos e até mesmo sobre várias profissões.

De uma maneira geral, esta havendo fatores que tem causado a deterioração da conduta e do modo de agir, isso se referindo à educação.

Podemos ver que por alguns fatores esta acontecendo um processo de agravamento sobre a relação aluno/professor/escola.


Em minha opinião destaco alguns aqui:

Drogas nas escolas (não há como esconder isso),

Pais sem o controle de seus filhos (hoje o filho tudo pode) faltam à obrigação de impor limites, transferindo para a escola e o professor a obrigação desta tarefa, sendo que, muitos pais nem sequer se preocupam com isso, acham que é a escola que tem que ensinar tudo, se eximindo desta responsabilidade. E quando percebem alguma coisa que eles acham errado no filhinho, caem em cima da escola e do professor.

Esses pais se esquecem de que muito da formação de uma criança se começa em casa, essa educação é uma parceria entre a família e a escola, dai a situação funciona.

Uma coisa importante é a própria conduta de nossos governantes. Fala-se muito em ensino de qualidade, profissional qualificado, escolas modernas, remuneração compatível e merecedora com o trabalho de um professor.

Mas, o que vemos muitas vezes é que este governante trata a educação com uma falta de prioridade, relegando- a há um segundo plano, quando não mais. Tratando a educação não como uma necessidade primordial, mas sim como uma coisa paralela, usando mais politica e outros interesses do que realmente atitudes reais para estabelecer uma educação de qualidade.

Incluindo nisso, recursos escassos e que nunca chegam, escolas em péssimo estado, salário de professores muito abaixo do que deveriam receber, falta de estímulos na carreira, em muitos lugares, falta de um plano de carreira. Reivindicações que nunca são atendidas. Cargos por indicação politica e não por capacidade e merecimento. Falta de comprometimento em investimentos para uma melhoria e capacitação destes professores.

Os alunos são desconsiderados quanto as suas necessidades individuais. As salas de aula são um horror, faltam mesas, cadeiras, material didático e assim por diante. Tudo isso somado e refletido na forma de trabalhar deste profissional.

Não tem como educar nesta situação, torna-se praticamente impossível qualquer trabalho eficiente.


Na verdade, o caminho a seguir seria voltar a valorizar, a competência, a cidadania, solidariedade, bondade, respeito pelo próximo. Procurando trazer de volta a família como instituição de formação e educação dos filhos e não simplesmente achar que só a escola resolve o problema da educação de uma criança.

É neste sentido que acho que só recuperando estes valores é que poderia voltar a pensar em uma educação voltada para a formação do cidadão consciente, educado e respeitador.


Para a escola formar um cidadão consciente, ela precisa ter um grupo de professores capacitados, remunerados e dispostos a trabalhar em prol deste aluno. Não adianta receberem planejamentos prontos das secretarias ou coordenadorias, para serem aplicados na sala de aula. O professor tem de estar motivado a trabalhar com o aluno, na procura dos valores que serão desenvolvidos e aprendidos em sala de aula.


Na realidade, o que todos desejam seja, professores e os pais é que haja uma educação de qualidade para seus filhos.

Marcelo Martins


PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://jesusconsagrado.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/



Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo seu texto, é um realidade o que você descreve, pena que poucos tomam atitudes para mudar isso. Quem é professor vive isto todos os dias.
    Felicidades e continue com este trabalho bem elaborado de seu portal.

    ResponderExcluir

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'