O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

08 maio, 2013

Violência verbal também machuca

A violência verbal consiste em agredir diretamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz.

 

Um agressor verbal pode também ofender moralmente o outro, criticando o seu trabalho, o corpo, ou a forma de realizar determinadas tarefas. A Bíblia diz: “Os bons serão recompensados pelo que dizem os traiçoeiros só desejam a violência”. Pv: 13:2.

 

Muitas vezes os agressores são pessoas com as que se tem uma convivência frequente usando a agressão verbal para ferir a vítima: “namorado, chefe, marido, mãe, pai, filho, etc.”

 

As pessoas que utilizam o abuso verbal revelam o seu verdadeiro caráter, a Bíblia diz: “O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que fala demais traz sobre si a ruína”. Pv: 13:3

 

Qualquer tipo de abuso, inclusive a violência física, é completamente inaceitável tanto diante de Deus e da sociedade. O padrão de Deus para nossos relacionamentos está na Bíblia: “Não entristeçais o Espírito de Deus… Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias… Antes, sejam uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4:30-32).

 

Conta-se a fabula que o escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegara outra margem.

Desconfiado, o sapo respondeu: “ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer”.

 

Mesmo assim, o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.

Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.

Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade, e o escorpião respondeu friamente: – Por que essa é minha Natureza!

 

Cada vez que pecamos, fazemos com Deus o que o escorpião fez com o sapo, mostramos o quanto somos ingratos por sua Bondade.

Portanto não devemos nunca praticar a violência e nem imitar a uma pessoa violenta, a Bíblia diz: “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.” Pv: 3:3.1

 

Aqueles que são violentos sofrerão violência. A Bíblia diz: “Guarda a sua espada, porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” Mateus 26:52.

 

Não devemos nunca seguir o caminho da violência, por que Jesus pregava o amor, que é totalmente oposto da violência. A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros em I João 2:7-8.

O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

 

Pois não existe impulso demasiado mau que Deus não possa controlar, pois Ele nos dá o domínio próprio, a Bíblia diz: “Mas o fruto do espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gl 5.22,23.

 

Portanto todas as nossas atitudes estão visíveis a Deus, por isso não poderemos jogar a culpa nos outros, cada um será responsável pelos atos cometidos, a Bíblia diz: “Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

(Rm 14:12).



PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS
www.cidadesaojose.com.br
saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br   cidadesaojose.blogspot.com.br
jesusconsagrado.blogspot.com.br   saojosedaspalmeiras.blogfacil.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'