O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

03 maio, 2013

Alergia Alimentar

 

Alergia Alimentar

Alergia a comida?

Algumas pessoas sofrem de alergias alimentares, mas também grande parte delas pode confundir intolerância alimentar com alergia.

Nas intolerâncias alimentares, que são mais comuns entre a população, a reação não passará de uma dificuldade digestiva aos açúcares, no caso, por exemplo, de uma intolerância à lactose. Então, esta pessoa não será capaz digerir o açúcar e vai ter apenas sintomas gastro intestinais.

 

Já as alergias alimentares são mais raras e estão ligadas a uma resposta exagerada do sistema imunológico desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico.

As reações das alergias alimentares estão relacionadas à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

 

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), nos últimos anos têm-se observado um crescimento no número de casos de alergia aos alimentos.

Em crianças pequenas, os alimentos que mais desencadeiam as reações são leite de vaca, clara de ovo, trigo, soja e peixe.

 

As manifestações podem atacar vários órgãos como pele, sistema respiratório, digestivo e pode até causar a morte desse paciente em casos mais graves.

A predisposição genética parece ter importante papel, estudos indicam que de 50 a 70% dos pacientes com Alergia Alimentar possuem história familiar de alergia. Caso o pai e a mãe apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é de 75%.

 

De acordo com levantamentos internacionais concluiu-se que de 6 a 8% das crianças até 3 anos apresentam alergias alimentares. Em adultos, estima-se que a prevalência seja de 2 a 4%.

 

A detecção da alergia alimentar pode ser complicada, pois muitas vezes a pessoa só se torna sensível ao alimento após anos de ingestão.

 

As Reações Alérgicas

 

Geralmente os sintomas da alergia alimentar aparecem imediatamente ou até duas horas depois de comer. Em casos raros, os sintomas podem começar a aparecer horas depois de comer o alimento prejudicial.

Se você apresentar sintomas logo depois de ingerir um alimento específico, é possível que tenha uma alergia alimentar. Os principais sintomas são urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.

 

Também existem as reações de hipersensibilidade tardia que podem demorar até três dias para surgir.

Outros sintomas da alergia alimentar que podem ocorrer:

 

·         Dor abdominal

·         Dificuldade para deglutir

·         Irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região

·         Tontura ou desmaio

·         Congestão nasal

·         Náusea

·         Corrimento nasal

·         Manchas escamosas com coceira (dermatite atípica)

·         Descamação ou bolhas

·         Inchaço, principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua

·         Falta de ar

·         Cólicas estomacais

·         Vômito

·          

Com as crianças é preciso tomar cuidados maiores.

 

Todas as crianças alérgicas devem receber um tratamento especial, pois elas podem se sentir excluídas por não poderem comer alguns alimentos que todos seus amiguinhos comem.

 

É sempre bom avisar a escola e mães de amiguinhos da condição da criança, para que ela não corra riscos fora de casa.

 

Tem tratamento?

 

Por enquanto o único tratamento comprovado para as alergias alimentares é evitar, de todas as formas, entrar em contato com o alimento.

Muitas pessoas que possuem alergias podem ter sérias reações apenas por tocar no alimento ou ser tocada por alguém que o manuseou.  Nestes casos, até um beijo pode ser fatal.

 

Olhe sempre e com muita atenção os rótulos dos alimentos que irá ingerir ou alimentar seu filho ou familiar alérgico.  Olhe os rótulos até dos alimentos que não imagina que possa conter traços do alimento que causa alergia.  Sabia, por exemplo, que pode conter soro de leite ou leite em pó no salame?

 

O mais indicado ao notar uma reação alérgica é sempre entrar em contato ou visitar um medico, pois nunca sabemos como a reação irá evoluir.

 

Ligue para o número de emergência local, se apresentar qualquer reação grave ou distribuída pelo corpo (principalmente respiração difícil ou ruidosa) depois de ingerir um alimento.

Qualquer pessoa que já teve uma reação alérgica a algum alimento deve ser avaliada por um alergologista.

Fonte: https://alergoshop.com.br/blog/58-blog-2012/521-alergia-alimentar-.html

PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS
www.cidadesaojose.com.br
saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br   cidadesaojose.blogspot.com.br
jesusconsagrado.blogspot.com.br   saojosedaspalmeiras.blogfacil.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'