O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

16 fevereiro, 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE TRABALHO


UMA REFLEXÃO SOBRE
HUMILHAÇÃO OU PERSEGUIÇÃO NO TRABALHO


Ele põe num lugar alto os abatidos; e os que choram são exaltados à segurança. Jó 5:11

É praticamente impossível não passarmos por uma humilhação ou perseguição nesta vida, mas no ambiente de trabalho é um dos locais mais ocorre esta maléfica pratica.

Fico indignado como existem pessoas capazes de fazer qualquer coisa pra subir de cargo ou ser bem visto pelos superiores. Melhor dizendo, pelos maus superiores, pois líderes competentes abominam esse tipo de atitude.

Um verdadeiro líder analisa o potencial pelas atitudes e comportamento de seu subordinado sem se ater ao “disse me disse” sem fofoca, sem ao famoso leva e traz.

Estes são profissionais desequilibrados, incompetentes e medrosos que praticam tais arbitrariedades, coagindo pessoas a situações incompreensíveis e muitas vezes descabidas. Profissionais (se é que podemos chamar de profissionais estas pessoas), que vivem a caluniar, difamar e menosprezar as pessoas em seu trabalho.

Esquecem que tudo passa nesta vida, seu tempo acaba seu cargo não é para sempre, suas artimanhas e mentiras se tornam sem efeito, e estas mesmas pessoas voltam ao seu ostracismo e sem importância perante os outros. Não entendem que como subiram, um dia vão descer, é a lei da vida, de Deus.

Muitos dos profissionais atacados permanecem no emprego porque realmente necessitam e temem o desemprego. E se já possuem uma baixa autoestima a tendência é produzir cada vez menos e instintivamente há reflexo em seus lares vida escolar ou acabam adoecendo.

Já sofri muitas humilhações na minha vida, isso me acarretou vários problemas na época, aprendi na marra a separar pessoas de “pessoas”.

Tem funcionário (a) que por medo da competência profissional do colega ou da sua desenvoltura ou carisma, se sente ameaçado e faz de tudo para destruir o seu “adversário”. Promovendo intrigas, inventando provas, forjando situações para prejudicar e humilhar.

Funcionário mais antigo se achando no direito de “pisar” nos mais novos. Chefes (a) que não possuem a menor competência pra chefiar subestimando seu subordinado.

Neste quadro que descrevo Vejo pessoas infelizes e desmotivadas, por que não dizer robotizadas.
Pessoas que não querem ir para seu trabalho, é um esforço tremendo ir trabalhar, sem brilho nos olhos, sem garra, sem espírito de equipe... Pessoas desvalorizadas e sem a menor motivação de produzir. Como se apertasse um botão e tudo sai no automático!

É assim que o funcionário perseguido trabalha, ele executa suas funções, mas sem interesse e sem comprometimento com o que esta fazendo. Sabe que por mais que faça, sempre vai ser desvalorizado.

Muitas vezes os créditos de seu trabalho bem feito e dado a quem menos fez ou nada fez por merecer.

É um absurdo essa relação desigual entre chefes (a) e funcionários, Quem veste uma camisa fedida e rasgada com prazer? Então, como podemos vestir a camisa de uma Empresa que não valoriza seus funcionários?

Se o funcionário não se adequar a vaga, treine-o, invista nele, mostre que ele é importante. Mas, não o maltrate! Ninguém tem esse direito.

Dê a seus subordinados, dignidade e valor, ai podem exigir excelência no trabalho. Nada mais do que justo.

As Pessoas e profissionais que estão passando por esta situação eu deixo uma simples reflexão:

Amigo (a), você batalhou pra chegar até onde está, porque vai parar por aí e deixar pessoas te pisarem?

Por medo de ficar desempregado?

Sinceramente, se não pode erguer sua cabeça agora e se impor neste trabalho, seja com colegas ou chefes (a), nunca mais o fará.
Pior será se adoecer. Sim adoecer, a submissão cotidiana adoece e faz cair a sua autoestima e seu trabalho.

Local de trabalho não é sua 2ª CASA e nem O MELHOR LUGAR DO MUNDO, ali você tem colegas de trabalho e não amigos DE CONFIANÇA! Com certeza irá surgir alguns amigos ao longo de sua vida, mas isso vem com o tempo. Ali o lema é TRABALHAR.

Lute! Busque seu espaço, e façam te respeitar. Procure ser sempre honesto e correto com em seu trabalho, não perca a tua razão nunca. Leia os teus direitos trabalhistas e teus deveres. Aconselhe-se com advogados trabalhistas, se for o caso.

Seja mais sério, mais equilibrado, feche a boca com relação a sua vida particular, seja o melhor profissional de sua área, estude e nunca se deixe abater. Você pode!

Quanto aos chefes (as), banana pra eles, muitos (as) não tem capacidade para estar onde estão. Por isso não se importe com eles, por mais que te prejudiquem, terão o que merecem mais cedo ou mais tarde.

E uma grande verdade é:

Se você não acredita em você mesmo e NO QUE PODE FAZER em seu TRABALHO quem acreditará?


Quanto mais penso sobre este assunto me vem o pensamento que esta em um de nossos blogs e procuro seguir em minha vida

“Acredite que: Coragem, honestidade, sinceridade, fé, esperança, são virtudes gratuitas que depende de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo”.

Marcelo Martins


PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://jesusconsagrado.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/


3 comentários:

  1. Ola, tudo bem. Quero parabeniza-lo por seu texto, estou vivendo esta situação em meu ambiente de trabalho. Sei exatamente o que quis dizer em seu texto, É revoltante ver tanta injustiça e descaso. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena
    O ser humano está a cada dia mais parecido com bicho, penso que estou até ofendendo os bichos nesta minha colocação, porque eles não agem desta forma, (trata o semelhante com tanta arrogancia e humilhação).Comigo etá acontecendo algo muito parecido com o que diz em sua reflexão e conheço várias pessoas que já passaram por situações muito parecida. Parabéns por esta reflexão, veio muito de encontro com o que milhares de pessoas sofrem.

    ResponderExcluir
  3. Caro senhor, congratulações pelo texto. Me identifiquei e analisei uma situação que aqui estamos presenciando, e posso dizer que aqui esta no seguinte pé as coisas.
    Trabalho - muita incapacidade e lentidão
    Pessoas - erradas e em função que nada produzem
    Resultado de tudo isso - total descontrole e insatisfação geral.
    Esta é a minha conclusão.
    obrigado pelo espaço, continue com seu trabalho, forte abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'