O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

22 março, 2013

22 de Março - Dia Mundial da Água


22 de Março - Dia Mundial da Água





A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).

A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.

Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.

Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de dois milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

Leia a música de Guilherme Arantes com a mais linda homenagem ao nosso Planeta Água

PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes



Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água (2x)
Terra, planeta água.


PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

A preocupação como o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma ideia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para se bebida ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% estão em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.

Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.


A conscientização pública sobre a importância da conservação dos recursos de água no mundo é um dos principais objetivos desta data. É comum neste período a discussão de temas e a realização de atividades que visam promover a conscientização, tanto da população como dos setores públicos, sobre os problemas relacionados aos recursos hídricos no mundo.

Frente a esta realidade e considerando a escola como espaço social que também reflete, discute e busca soluções para a preservação da água no mundo, sugerimos alguns recursos que visam contribuir para o desenvolvimento de ações e atividades relacionadas a esta temática. Para isso, foram selecionadas ilustrações, vídeos, imagens, áudios e simuladores que permitem uma discussão voltada para assuntos como o consumo, o desperdício e a escassez de água potável no mundo.

Os recursos aqui indicados possibilitam comunicar, facilitar o entendimento de um texto ou conceito, além de introduzir ou problematizar conteúdos referentes à utilização racional e consciente da água potável. A partir deles, é possível apontar alguns assuntos possíveis de serem trabalhados sobre esta temática, dentre eles destacamos:

Situação das reservas de água doce frente às demais fontes (mares, oceanos, geleiras, calotas polares, águas salgadas, etc.);
Tipos de alterações ocorridas no ciclo da água, considerando atividades humanas;
Fatores naturais e sociais que interferem na distribuição da água no planeta;
Ações possíveis que cada indivíduo pode adotar para a conservação da água;
Ações possíveis de serem realizadas na escola ou em casa, que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis;
Aquecimento global;
Poluição e contaminação dos rios;
Atitudes da população quanto ao consumo de água no mundo.


Fontes de pesquisa :
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
Lorenzetti


PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://jesusconsagrado.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'