O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

02 março, 2013

FALAR DOS OUTROS PELAS COSTAS


FALAR DOS OUTROS PELAS COSTAS


Em graus variados, sempre se fala mal de alguém, não importa o lugar, o habito de falar mal dos outros está presente em todas às áreas da sociedade e está presente no dia a dia. Nas rodas de conversa com amigos ou em família, sempre há fofoca e comentários maldosos. Difícil é ver uma roda de conversa onde predomine o elogio, pessoas falando bem de outras e se esquecendo de falar dos defeitos.

O inimigo das nossas almas sempre procura colocar divisões, confusões entre os seres humanos, na maioria dos casos, as pessoas que falam mal das outras, são absolutamente infelizes, afinal, alguém que tem como sua maior preocupação a vida alheia, além de não ter o que fazer deve ser muito infeliz.

Falam mal do chefe, do companheiro de trabalho e da sua esposa, da faxineira, do mecânico, do medico, do operário, e chega ao cumulo de falar mal até mesmo dos próprios pais. Confunde sem a menor cerimônia os indivíduos e suas funções, não diferenciam o homem do profissional.

A Bíblia diz: “Tudo o que o homem semear, isso também colherá.” [Gálatas 6:8]. Se falarmos mal dos outros, alguém também estará falando mal de nós, se abençoarmos as pessoas também seremos abençoados, assim colheremos o que plantarmos, por isso devemos tomar cuidado com as nossas palavras para sermos sensatos e evitarmos a injustiça e a maledicência.

Contudo, infelizmente, há pessoas que não querem mudar e fazem do ódio, do rancor e da inveja um combustível para suas vidas. Em geral as pessoas falam dos inimigos publicamente, já dos amigos só pelas costas.

Quando sentimos vontade de falar mal de alguém temos um momento para a auto-observação e análise do que sentimos. Pode ser que os defeitos dos outros incomodem, mas também pode ser que sejam as qualidades da outra pessoa que nos causam ciúme, inveja e raiva. Em qualquer caso é importante reconhecer que existe algo negativo que precisa ser mudado.

Apesar da palavra fofoca não aparecer na Bíblia, o conceito está lá, bem presente, pois a fofoca é descrita por termos bíblicos como “maledicência”, ”falar mal”, “mexerico”, “bisbilhotice”, “blasfêmia” e “falso testemunho”. Veja algumas citações nesse sentido: “Não dirás falso testemunho”… (Mc. 10,19);

Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo… (Lv. 19,16); Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa (Ex. 23,1).

O fato é que falar por detrás machuca desune as pessoas; e destrói instituições. E, por ser extremamente prejudicial, devemos manter vigilantes quanto a isso, e permanecer distante dela.

Deus deseja profundamente que experimentemos unidade e harmonia uns com os outros, considerando que Ele escolheu nos dar diferentes personalidades, formações, raças e preferências. Devemos sempre ver essas diferenças com amor, e jamais deixar que nos dividam. A Bíblia diz: “Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé”. (Rm 14,19).

Um espírito crítico, portanto, é um vício que acaba nos custando caro! Devemos a todo custo evitar julgar, criticar, pois isso nos coloca em uma situação pela qual seremos julgados por Deus. A Bíblia diz: “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Mt 7:1-2.



PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://jesusconsagrado.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'