O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

06 maio, 2012

Como prevenir a osteoporose.





Esta é uma doença muito comum com o avanço da idade, em que a osteoporose leva e provoca a fragilidade dos ossos, aumentando consequentemente o risco de fraturas, e são vários os fatores envolvidos no desenvolvimento de tal doença, sendo que são apenas alguns que não podem ser modificados, mas para a alegria de muitos, a grande maioria pode ser alterados para evitar a osteoporose. A osteoporose é nada mais do que um osso poroso que conta com um distúrbio recorrente da perda de massa óssea e pela deterioração estrutural óssea, levando a fragilidade dos ossos, colocando em maior risco a espinha, a bacia e o punho. Como já dito, alguns fatores de risco estão envolvidos, sendo que os quais não podem ser modificados são: aumento da idade, sexo feminino, raça branca, baixa estatura, e hereditariedade. Já em relação aos fatores que podem ser modificados, encontram-se:

-Uso excessivo de álcool.

-Tabagismo.

-Estilo de vida sedentária ou sem a realização de exercícios físicos.

-Consumo de determinados medicamentos como anticonvulsivantes e glicocorticóides.

-Alimentação pobre em vitamina D e em cálcio.

-Anorexia.

-Hormônios sexuais: a falta de hormônio em período menstrual e baixo nível de estrogênio nas mulheres, ou seja, na menopausa. Já nos homens, baixo nível de testosterona.

Por ser uma doença silenciosa, são muitas as pessoas que não sabem se está ou não com a mesma, então, como saber se você está com osteoporose? Com a perda de massa óssea se inicia o aparecimento de sintomas, sendo que as pessoas podem não saber que estão com osteoporose até que seus ossos se tornem frágeis e com apenas uma simples queda sofrem fraturas na bacia ou em uma vértebra da coluna.

Desta forma, a partir dos 65 anos de idade é recomendado que seja realizado um exame rotineiro para a detecção da doença, sendo que há médicos que realizam a indicação do exame a partir dos 50 anos.

Contudo, para as mulheres com alguns fatores de risco, como baixa estatura, o exame deve começar precocemente, isto é, anualmente após a menopausa. A detecção da osteoporose é realizada a partir do exame chamado de desintometria óssea, sendo que o Raio-X também é útil para a identificação da fratura, mas não é o suficiente para o diagnóstico precoce da doença.

Felizmente, esta é uma doença que se pode prevenir, como por exemplo, ter uma alimentação rica em cálcio, como? Bastam ter a mesa os alimentos fonte de cálcio, como leite e seus derivados, vegetais escuros, peixes, amêndoas e alimentos fortificados com cálcio. Além deste, a vitamina D também deve estar presente em sua refeição diária, assim como a atividade física, que não deve ser deixada de lado e praticada diariamente para tornar seus ossos mais fortes e resistentes. No entanto, você também pode fazer a ingestão de medicamentos que evitam a perda dessa massa óssea, como os glicocorticoides, sendo que tais medicamentos devem ser consumidos apenas com prescrição médica e não devem ser interrompidos por conta própria, pois isso poderá trazer sérios prejuízos para a sua saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'