O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

03 maio, 2012

LISTA DE ALIMENTOS QUE CAUSAM ALERGIA ALIMENTAR




Lista de alimentos - alergia alimentar

É sabido que pode existir passagem de moléculas intactas pela mucosa digestiva. Este fenômeno parece ser mais significativo nas crianças de baixa idade, em virtude da imaturidade imunológica, principalmente da baixa produção de IgA secretória, a qual se ligaria a estas macromoléculas, limitando sua absorção.

Na população atópica, esta deficiência parece ser mais importante e mais prolongada, favorecendo assim a entrada de substancias antigênicas, que podem estimular reações locais e sistêmicas.

A digestão intraluminar menos eficaz e uma permeabilidade alterada da mucosa também contribuem para a maior absorção de macro-moléculas pelo tubo digestivo da criança pequena.

A partir destes conhecimentos e da observação de que a alergia alimentar se desenvolve muito cedo, sendo muito mais frequente na infância precoce, têm sido propostos alguns cuidados dietéticos no sentido de evitar ou diminuir a absorção de moléculas antigenicamente ativas, no período de maior vulnerabilidade que são os primeiros 6 a 12 meses de vida.

Estas medidas seriam aplicáveis às crianças com potencial genético importante para alergia, isto é, quando os pais e irmãos são portadores de doenças alérgicas.

Cuidado fundamental é o aleitamento materno prolongado, sendo desejável que fosse exclusivo, pelo menos no primeiro semestre. Além de se tratar de proteínas da mesma espécie animal, o leite humano é rico em IgA e outros fatores de defesa, já tendo sido demonstrado seu valor na prevenção do desenvolvimento de quadros alérgicos. O leite de vaca é o alimento mais frequentemente descrito como alergênico, na infância.

Alguns processamentos tendem a diminuir esta capacidade. Assim, por exemplo, o leite em pó tende a ser menos alergênico que o simplesmente pasteurizado.

A fervura e o cozimento podem desnaturar algumas proteínas e beneficiar crianças sensíveis às proteínas termolábeis, sendo de pouco valor para as proteínas termo resistente.

Também aconselha-se o retardamento na introdução de certos alimentos de grande potencial alergênico como o leite de vaca, o ovo, o trigo e as carnes.

No ovo, a maior antigenicidade está relacionada à clara, sendo muito raros os casos de alergia à gema.

Em relação ao trigo, existem substitutos menos alergênicos como a farinha de arroz, araruta e tapioca.
Uma medida que parece valida em relação à prevenção de alergia a cereais, carnes e mesmo frutas, é a introdução gradual e a observação por alguns dias antes de testar novo alimento.,


ALIMENTOS DE BAIXA ALERGENICIDADE:

Abóbora, abobrinha, alcachofra, almeirão, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, cenoura cozida, chicória, chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, inhame, quiabo. rábano, ameixa brasileira (nêsperas), banana cozida, carambola, damasco, figo, fruta-do-conde, fruta-pão, goiaba, jaca, maca cozida sem casca, mamão maduro, marmelo, melancia, tâmara, açúcar refinado, anis, araruta, coentro, erva-doce, erva-mate, fécula de batata, gelatina natural, gengibre, guaraná (fruto), louro, óleo de oliva, sacarina, sagu, salsa, tapioca, tremoço, carne de carneiro, carne de coelho, frango, exceto galinha, miúdos de frango e carneiro, peru.

ALIMENTOS DE MEDIA ALERGENICIDADE:

Acelga, agrião, aipo, alface, batata inglesa, berinjela, cenoura, couve, mandioca, palmito, pepino, pimentão, repolho, abacate, abricó, amora, caqui, framboesa, limão, maracujá, melão, pêssego, arroz, aveia, centeio, cevada, trigo sarraceno, grão-de-bico, lentilha, soja, amêndoa, azeitona, baunilha, café, cebolinha, cravo, gergelim, noz-moscada, óleo de girassol, óleo de milho, pinhão, carne de vaca e miúdos.

ALIMENTOS DE ALTA ALERGENICIDADE:

Abacaxi, banana, cereja, coco, laranja, maca (principalmente com a casca), morango, manga, uva, alho, avelã, amendoim, cana-de-açúcar e seus derivados (exceto o açúcar refinado), canela, castanha-do-pará, cebola, chocolate, cominho, corantes sintéticos (tartrazina, amaranth), ervilha, milho, noz, óleo de semente de algodão, tomate, trigo, camarão e crustáceos em geral, carne de porco, leite e seus derivados, moluscos (mariscos , ostras), ovo (principalmente a clara), peixe.


GRUPOS DE ALIMENTOS RELACIONADOS BOTANICAMENTE SENDO DESCRITAS REAÇÕES ALÉRGICAS CRUZADAS ENTRE OS MESMOS:

•trigo, milho, centeio, arroz, cevada, aveia, bambu, pipoca, cana-de-açúcar.
•coco, palmito, dendê, tâmara.
•alho, cebola, alho-porro, aspargo, salsaparrilha, cebolinha.
•coentro, salsa, cenoura, erva-doce, salsão, aipo, cominho, anis.
•manjerona, hortelã, tomilho, manjericão, erva-cidreira, salvia, orégano, segurelha.
•trigo sarraceno, ruibarbo.
•avelã, noz, castanha.
•feijão, soja, amendoim, grão-de-bico, ervilha, lentilha, alcaçuz, tamarindo.
•canela, abacate, noz-moscada do Brasil, louro.
•beterraba, espinafre, acelga.
•mostarda, nabo, couve, repolho, rabanete, agrião, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, rábano.
•batata-doce, inhame.
•alcachofra, chicória, almeirão, alface, açafrão.
•chocolate, "extrato de cola" (usado em refrigerantes).
•pimentão, pimenta-malagueta, berinjela, tomate, batata inglesa.
•pepino, chuchu, pepino de conserva, melancia, melão, abóbora, moranga.
•jaca, fruta-pão, figo.
•maca, pera, marmelo.
•ameixa, damasco, amêndoa, pêssego, cereja, nectarina, abricó.
•framboesa, amora, morango, groselha.
•laranja, limão, tangerina, cidra, lima, laranjinha japonesa.
•manga, caju, pistache.
•goiaba, pitanga, cravo, jabuticaba.


ORIENTAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES PARA A PRATICA DE DIETAS DE ELIMINAÇÃO:

1 - Utilizar exclusivamente alimentos de composição bem conhecida, evitando, portanto a quase totalidade dos alimentos industrializados.

2 - Os alimentos devem ser preparados pôr pessoa de confiança e esclarecida a respeito da composição e da importância da dieta.

3 - Os alimentos devem ser oferecidos preferencialmente cozidos, pois a cocção geralmente diminui seu poder alergênico.

4 - Alimentos utilizados mesmo em pequena quantidade, como os temperos, também podem ser responsáveis pela manifestação clinica.


DIFERENTES APRESENTAÇÕES CULINÁRIAS DE ALGUNS ALIMENTOS:

LEITE:

Leite condensado, em pó, evaporado, desnatado, iogurte, coalhada, queijo de qualquer tipo, pudins, bolos, sorvetes, creme de leite, preparações cremosas tipo molho branco, mingaus.

CHOCOLATE E "EXTRATO DE COLA":

Coca-Cola, Pepsi-cola, bolos, pudins, sorvetes e doces.

MILHO:

Cereais em flocos, pamonha, curau e óleos, bolos, doces, pães, amido de milho, (maizena), xarope de milho (karo).

OVO:

Panquecas, waffles, maionese, bolachas, pães, cremes, bolos, pudins, tortas e quase toda espécie de pastelaria.

TOMATE:

suco, salada, pizza, catchup, molhos, sopas.

CARNE DE PORCO:

Presunto, linguiça, salsicha, bacon, carne fresca.

TRIGO:

Waffles, panqueca, macarrão, tortas, pães, bolos, pasteis, bolachas, cremes, biscoito de polvilho, e pastelaria em geral.

AMENDOIM:

Óleo, pasta, doce.

CORANTES:

Sucos, geleias, pudins e doces industrializados, gelatinas coloridas, iogurtes com frutas, balas, molhos prontos, certos queijos, refrigerantes e xaropes, embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, salame).

Tem sido descrito reação cruzada entre corantes e aspirina.


ATENÇÃO:

Nem todas as preparações estão listadas aqui, portanto cabe ao próprio paciente ou responsável verificar os ingredientes que constam nos alimentos. Ler rótulos e se certificar junto aos sac. a existência de traços.

Após um longo período de exclusão, pode-se tentar a reintrodução do alimento detectado como alegrinho, dependendo naturalmente do tipo de manifestação clinica anterior.

Para os casos de alergia ao leite, em lactentes, em geral se aguarda os 2 anos de vida.

Reintroduzir o alimento em quantidades pequenas, aumentando-se gradativamente, de acordo com a reação do paciente.

Em alguns casos, não mais se demonstra a hipersensibilidade e também existem pacientes que passam a tolerar pequenas quantidades do alimento, o que é vantajoso principalmente em termos psicossociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'