O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

04 maio, 2012

O que é osteoporose?





Uma das doenças mais comuns que atinge os ossos, a osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Clinicamente sua definição é tida como a diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos.

A perda de massa óssea é um problema comum do envelhecimento do corpo humano, que tem início geralmente aos 30 anos. Entretanto, quando algumas pessoas apresentam esse processo de forma acelerada, são considerados portadores da doença.

Sendo uma doença de sintomas de difícil percepção, já que o corpo não apresenta comumente sinais externos do distúrbio, um dos principais problemas em torno à osteoporose é o tratamento tardio, depois que os ossos já estão comprometidamente frágeis.

As causas da osteoporose são desconhecidas, mas já foram descobertos vários fatores de risco para a aquisição da doença. Para mulheres, maiores vítimas, a doença começa a apresentar-se, principalmente após a ocorrência da menopausa, que é a parada total do ciclo menstrual. Uma das principais ligações entre a diminuição óssea e o período é a diminuição do hormônio estrogênio que acontece a partir da menopausa.

A teoria mais aceitável para o caso é a de que a doença resulta da perda da substância que afeta o conteúdo dos órgãos. Registro de osteoporose na família, tabagismo, pouca exposição solar, sedentarismo e dieta com baixa ingestão de cálcio também são alguns dos fatores de risco apresentados.

No tratamento da doença, além de medicamentos, os especialistas aconselham atividades físicas que possam fortalecer os músculos que dão sustentação aos ossos fracos e uma alimentação balanceada com alimentos ricos em vitaminas e minerais que também fortifiquem a estrutura corporal.

Entretanto, a osteoporose não tem cura. Para aqueles que procuram a prevenção da doença a National Osteoporosis Foundation (Fundação Nacional da Osteoporose) recomenda uma dieta rica em cálcio e vitamina D, prática de exercícios regulares e hábitos saudáveis evitando álcool e tabagismo. Realizar exames de densitometria óssea também auxilia para que mudanças sejam notadas previamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'