O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

12 agosto, 2012

Batizado na Paróquia de São José



Crianças de São José Recebem o Sacramento do Batismo

Pároco João Disner



O Sacramento do Batismo

Deus, ao criar o homem, concedeu o dom da graça santificante, elevando-o a dignidade de seu filho e herdeiro de céu. Com o pecado original, rompeu-se a amizade do homem com Deus, e alma perdeu a vida da graça. Desde então, todos os homens nascem com mancha do pecado original (exceto a Virgem Maria). Deus por sua misericórdia infinita compadeceu-se de nós e enviou-nos o seu filho para nos resgatar do pecado, devolver-nos a amizade perdida e a vida da graça, tornando-nos novamente dignos de entrar na glória celeste. Tudo isto nos concede através do Sacramento do Batismo.


Batismo como o primeiro Sacramento.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão […].
Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã. […] A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.
(Catecismo da Igreja Católica, 1213.1246.1255).

O Batismo

Nossos pais nos deram a vida natural do corpo, mas Deus nos dá a alma e nos destina, além disso, a uma vida sobrenatural; nascemos privados dela pelo pecado original, herdado de Adão.
O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar. Segundo o plano de amor do Senhor, o batismo é necessário para a salvação.

O que é o batismo?

É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus.
Por que o batismo é o primeiro dos sacramentos?
É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.

Que efeitos produz o batismo?

Os efeitos que o batismo produz são: perdoa o pecado original, e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nos dá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja.

O Batismo é necessário para a salvação?

Segundo o plano do Senhor o batismo é necessário para a salvação, assim como a própria Igreja, à qual o batismo introduz.

Quem pode batizar?

Ordinariamente podem batizar o bispo, o sacerdote e o Diácono, mas em caso de necessidade qualquer pessoa que tenha intenção de fazer o que a Igreja faz.

Como se batiza?

O batizado se realiza derramando água sobre a cabeça e dizendo: “Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.


FOTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'