O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

19 outubro, 2012

SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Saúde Reforça Ações de Prevenção

ao Câncer de Mama.


Desde o lançamento da campanha Outubro Rosa, que aconteceu durante a primeira semana deste mês de outubro em São José, as pessoas vêm observando a participação ativa dos segmentos sociais empenhados pela conscientização contra os riscos da doença de câncer.

Dentro das atividades da campanha Outubro Rosa, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã da última terça-feira, dia 16 na praça central, atividades de prevenção do câncer de mama, como entrega de panfletos, laços cor de rosa e agendamento de mamografias para mulheres acima de 40 anos.

Circulando pela cidade é possível identificar vários cartazes destacando a mensagem sobre a importância da prevenção contra a doença, nas vitrines de lojas, e outros estabelecimentos.

Segundo informações da enfermeira responsável pelo Centro de Saúde, Vanderléia Bonfim Cardoso, as mulheres que ainda não fizeram a mamografia durante este ano, poderão se dirigir ao Centro de Saúde para o agendamento da mesma, das 8 horas às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, levando em mãos a Identidade e o Cartão SUS.


Outubro Rosa


É Outubro Rosa no Mundo Inteiro

Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

O Laço Rosa


O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. O Paraná está adotando o laço em formato do símbolo do infinito, para lembrar às mulheres que a prevenção é um cuidado que não para.


Câncer de Mama


O que é câncer de mama?


É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais freqüente e uma das principais causas de morte em mulheres.


Principais Sintomas


O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

Alteração na forma ou tamanho da mama;

Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

Saída de secreção pelo mamilo.


Fatores de risco

Ter mais de 50 anos;

Maternidade tardia;

Tratamento com hormônios femininos;

Histórico famílias;

Uso de álcool e fumo.


O Cuidado

Prevenção e Diagnóstico Precoce


É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida, como:

Alimentação saudável;

Atividade física;

Controle de peso corporal;

Não consumir bebida alcoólica e cigarro.


Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas maios a possibilidade de cura. O exame clínico das mamas e mamografia são formas de fazer a detecção precoce.

O exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente por profissional de saúde.


O que é mamografia?


A mamografia é um exame de raios-X da área das mamas realizado num aparelho apropriado chamado mamógrafo. O exame permite descobrir tumores bem pequenos ou sinais radiográficos como a micro calcificação que identifica lesões precoces.

O auto-estame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?


Esse exame é importante, mas, muitas vezes, tumores em fase inicial não são palpáveis e é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. É importante que a mulher conheça seu corpo e identifique sinais de mudanças nas mamas, mas também é essencial fazer a mamografia regularmente.


Quem deve fazer mamografia?

As evidências mostram que o melhor benefício da mamografia de rastreamento é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames. Tem como objetivo o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.

Já as mulheres consideradas de risco, conforme história familiar deve começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo a orientação do médico. Portanto, a avaliação clinica realizada pelo profissional de saúde, é muito importante para decidir o início e o intervalo da realização dos exames de mamografia.

A compressão da mama durante o exame é realmente necessária?

Sim, a compressão da mama é muito importante para fornecer ao médico uma imagem com qualidade adequada. A compressão deve trazer apenas um ligeiro desconforto durante o exame, mas deve ser encarada pela mulher como um benefício para o diagnóstico.


PROCURE A EQUIPE DE SAÚDE PARA FAZER O EXAME DA MAMA. ELA INDICARÁ QUANDO E COMO REALIZAR A MAMOGRAFIA.

NÃO É NECESSÁRIO TER SINAIS OU SINTOMAS PARA FAZER A MAMOGRAFIA

O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE CURA






O DIA ROSA EM SÃO JOSÉ






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'