O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

13 novembro, 2012

Pais e suas responsabilidades


Pais e suas responsabilidades


O primeiro contato e socialização que a criança recebe é com a família, por isso o que se aprende na família tem uma força extraordinária.

Através dela as crianças aprendem a se comportar corretamente e também desenvolvem o respeito pelos outros. Quando a estrutura familiar é fraca, dificilmente a criança consegue progredir dentro da sociedade.

Os pais possuem papel fundamental na educação dos filhos e por isso devem manter uma boa conduta para servirem de bom exemplo, pois através de suas atitudes e caráter é que se desenvolverá o destino e futuro dos filhos.

Existem pais que não sabem nada dos filhos e mal lhes dedicam espaço para conversar. É preciso encontrar tempo nos afazeres diários para dar atenção a eles, aprender a ouvi-los, falar a verdade em amor, na hora certa, com a motivação certa. É importante manter o diálogo desde a infância, pois assim os filhos conseguirão depositar confiança nos pais em todas as fases de sua vida, encontrando neles apoio, encorajamento e compreensão.

O lar precisa ser um lugar de refúgio, e não um campo de batalhas e contendas.

É necessário ensinar os filhos do que é certo e errado, existem pais que não corrigem os filhos, pelo contrário mimam e os deixam agir em função dos caprichos de cada momento. Esta atitude leva os filhos a tornarem-se egoístas e fracos e esperar dos outros uma atenção contínua.

Não se deve permitir que a criança cresça sem cuidado. Ela deve ser instruída, disciplinada para que adquira conhecimento, autocontrole e obediência.

O objetivo da correção é de tornar retas as ações dos filhos, deve ser aplicado de uma maneira firme e amorosa ao mesmo tempo e nunca com cólera ou sentimentos de vingança, não querendo provocá-los à ira, mas, ensiná-los e abençoá-los.

Os pais precisam ser presentes e participativos na vida dos filhos, ser seus melhores amigos, ajudando-os a chegar à maturidade física, emocional, moral e espiritual. Deus está procurando pais segundo o seu coração, pais que amem seus filhos, que vivam para os seus filhos e os ensinem a viver uma vida digna. Os pais precisam ser modelos para os seus filhos, não ensinar apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo, pois um exemplo vale mais do que mil palavras.

Portanto para não errar na educação dos filhos os pais precisam buscar a orientação de Deus. Devem estar dispostos desde cedo a ensinar os filhos a orar, ler a Bíblia, amar e respeitar a Deus, a Bíblia diz: “Guardem no coração as leis do Senhor, não deixem de ensiná-las aos seus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Dt 6.7.

O pai que é instrumento na mão de Deus dará uma educação proveitosa, pois ensinará o filho o caminho seguro. A Bíblia diz: “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma” (Pv 29:17).

Pais, agindo segundo esta orientação de Deus, com certeza os filhos serão abençoados, pois é um antídoto que pode proteger os filhos das ciladas da vida e firmar os pés em Jesus. Mas lembre-se o maior de todos os ensinamentos é o exemplo.


Fonte: http://geracaovida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'