O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

10 dezembro, 2012

CUIDEMOS MELHOR DA NOSSA CASA COMUM


CUIDEMOS MELHOR DA NOSSA CASA COMUM

Todos deveremos ser cuidadores e guardiões desta casa comum.

“O MUNDO SERÁ OUTRO E MAIS HABITÁVEL SE CADA UM PROCURAR SER, DESDE AGORA, OUTRO, DIFERENTE DOS MODELOS CONSAGRADOS DE CIVILIDADE, E MELHOR”.


Leonardo Boff


Passava por uma avenida da nossa capital quando percebi que havia um grande vazamento de água saindo de um hidrômetro. O precioso líquido já se espraiava pela rua indo cair num bueiro a uns trinta metros adiante.

Como era em frente a uma loja, fui até o balcão e falei com um senhor perguntando se ele já havia percebido o grande desperdício. Ele respondeu, demonstrando certo desconforto:

— O senhor é da companhia de água e esgoto?

Respondi-lhe apenas que não. Ele acrescentou:

— É. Antes do meu “relógio” (hidrômetro) não estou tendo nenhum prejuízo. A responsabilidade é da companhia de água e esgotos, e não minha, são seus funcionários que devem vir aqui e consertar, pois já vaza há três dias.

— O senhor já ligou? – Perguntei.

— Liguei não, eles costumam não atender aos chamados dos usuários, por isso eu acho perda de tempo ficar ligando!

— Mas o senhor há de convir que alguma coisa há de ser feita, imediatamente?

— Não é da minha conta. Eles que venham e resolvam. É problema deles, e não meu...

Eu não disse, mas tive vontade de falar bem alto:

— Não é problema somente deles não, meu amigo. É problema de todos nós: deles, meu e seu. O que está se desperdiçando é um dos bens mais preciosos do mundo: é água, a mesma água que existia desde o início dos tempos e que, a cada dia, se torna mais escassa, por causa da nossa desídia, e de atitudes como a sua.

É água limpa, tratada com produtos químicos de custos elevadíssimos, que até aqui chega por meio de grandes esforços humanos e da engenharia. Água canalizada procedentes de longas distâncias, usando instalações de tubos, bombeada por grandes bombas que são impulsionadas por potentes motores, que consomem significantes quantidades de energia elétrica. E você diz que não tem nenhuma responsabilidade, deixando que ela escorra pelo ralo?

Não disse nada, pois temi criar um problema ainda maior. Tive de calar e mais uma vez constatar a falta de cuidado com que é tratado o patrimônio público. Somos todos responsáveis, sim, e devemos estar cientes, sim, de que a Terra, como um todo, é a nossa morada comum; é nela onde habitamos e nos relacionamos, repartindo tudo o que há para nosso uso, conforto e utilidades. Temos, sim, responsabilidades e devemos estar atentos à política do zelo e do cuidado, para com essa nossa casa, com a natureza. É ela quem nos fornece tudo e é também para ela que remetemos todo o lixo, por nós produzidos, e para onde deveríamos enviar também toda essa ignorância e má vontade que, infelizmente, teima em se pronunciar com tanta frequência.

Até quando, meu Deus? Até quando vamos ficar indiferentes a maior das realidades? Quando será que vamos descobrir que, como habitantes comuns desse mundo, temos de assumir a nossa cota de responsabilidade com tudo que repartimos: os mesmos bens, os mesmos espaços e as mesmas obrigações? Será que não enxergamos que o que vier a faltar, faltará para todos e, com certeza, todos nós seremos afetados? Quando será que vamos descobrir que todos nós devemos ser cuidadores e guardiões dessa casa comum?

É, sim, responsabilidade de todos velarem pelo uso consciente dela e da totalidade do que nela existe. Necessitamos urgentemente repensar tais conceitos e tomarmos atitudes condizentes para não reclamarmos mais tarde quando, certamente, será tarde demais e aí não teremos mais a chance de interferir e, certamente, cairemos na incógnita do acaso e do remendo, da reforma, do retorno, da reconstrução; e isso, com toda a certeza, serão muito mais difícil do que uma simples ligação para uma concessionária de um serviço público.

Temos de mudar. Para finalizar, cito mais uma vez o grande pensador brasileiro, Leonardo Boff, quando ele se refere à necessidade que temos de uma urgente mudança de paradigmas. Ele diz: “a soma dessas energias curvará a seta do tempo e fará com que aponte para frente e para cima na direção de uma humanidade mais sensível, cuidadosa, responsável, fraterna, espiritual e sábia”.

Ele também afirma que está ciente de que isso é uma utopia, porém, “... uma utopia necessária, sem a qual a vida perderia seu sentido e o longo caminho de 13,7 bilhões de anos de evolução seria um absurdo.” E continua: “... a utopia representa a antecipação do que vai ser: a esperança em plenitude”.


PENSEMOS NISSO.


Fonte: http://www.infonet.com.br/domingospascoal/ler.asp?id=102612&titulo=dominospascoal


Obs:

Excelente artigo sobre um dos problemas mais sérios que enfrentamos atualmente. É necessário que tomemos atitudes e consciência de que este problema afeta a todos nós. Que tenhamos disposição e inteligência o suficiente para compreender que já ultrapassamos o bom senso com relação ao desperdício de tão importante recurso natural de nosso planeta. Que entendamos que nosso desperdício e alienação sobre a agua que é jogada fora por puro descaso e irresponsabilidade será cobrado um preço muito alto para as novas gerações que viram. Nós mesmos já estamos sentindo seus efeitos a cada dia que passa. Quando tomaremos a consciência que precisamos para de esbanjar e jogar fora este liquido vital para nossa vida e para nosso planeta. Este problema é de todos, não importa se você mora em uma cidade grande ou pequena, a realidade afeta a todos nós. Reflita sobre seu modo de usar a agua que recebe em sua casa, mude seus hábitos, mude sua maneira de pensar em relação ao uso deste recurso tão importante para sua vida. Tenha consciência de que o que desperdiça com certeza falta a alguém, o que você deixa escorrer pela rua ou pelo ralo de sua casa, custa muito caro e é de difícil reposição pela própria natureza, Aprenda a usar e economizar este agua tão importante para a nossa sobrevivência.

Marcelo Martins

SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/


Um comentário:

  1. Olá Amigo Marcelo, tudo bem? Meu nome é Domingos Pascoal e quero, de coração, agradecer por publicar um texto meu. Sei que já faz tempo, porém, somente agora é que vi. Também pudera, moro em Sergipe e, se não estou enganado, seu blog fica no Paraná. Mas, mesmo um pouquinho tardio agradeço a sua gentileza.

    Um grande abraço,

    Domingos Pascoal

    ResponderExcluir

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'