O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

17 junho, 2012

PRIMEIRO CAMPEONATO DE BOCHA EM SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS


PRIMEIRO CAMPEONATO DE BOCHA EM SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS

Na última sexta-feira (15 de junho), foi realizada a entrega de premiação às duplas campeãs de bocha, da ASSOCIACÃO DOS BOCHEIROS de São José das Palmeiras.
A Competição contou com a participação de 20 duplas da cidade de são José das Palmeiras.

Foram premiados os três primeiros colocados com troféus e carnes.

As duplas vencedoras foram:


Primeiro Lugar:
Claudino (gaúcho) e Sussumo – troféu e 20 kg de carne

Segundo Lugar:
Jonas e José Marzagão (Teixerinha) – troféu e 15 kg de carne


Terceiro Lugar:
Vilmar e Luiz Carlos – troféu e 10 kg de carne


O Prefeito Nelton Brum, Adriana Matter, Silas Lourenço e Gilberto Salvador, fizeram a entrega dos troféus..


Fotos cedidas gentilmente por Fábio Silva


HISTÓRICO DA BOCHA

A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos A.C., como praticado com objetos esféricos (pedras) no Egito e na Grécia Antiga. A bocha como esporte surge na Itália, na época dos Césares, o chamado “bocce”, tinha festivais organizados por nobres e governantes, criando o profissionalismo.

A versão italiana da bocha consiste em rolar bochas pelo chão em direção a algum objetivo. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente.

Atualmente a entidade que representa o esporte pelo mundo é a Confederação Mundial de Bocha, com confederações nos continentes, como a Confederação Pan-Americana de Bocha. Aqui no Brasil, o esporte foi reconhecido como tal em 1943. A Confederação Brasileira de Bocha tem como filiadas a Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochólila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Rio Grandense de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, Federação Espírito-santense de Bocha, Federação Mato-grossense de Bocha, Federação Mato Grosso do Sul de Bocha, Federação Mineira Bochófila. Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais. Federações nos Estados filiadas a Confederação, que é filiada a Sul-americana de Bocha.

Em 1944 em Buenos Aires foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Bochas, mas o Brasil só foi representado no ano de 1957. O primeiro Campeonato Mundial foi em 1951. A partir da década de 60 a bocha firmou-se no País, com a evolução técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos, em 1966 as mulheres iniciaram sua participação.

Hoje os jovens são em grande maioria os que disputam os campeonatos estaduais e nacional, tanto feminino como masculino. Apesar do velho conceito de que a bocha é "esporte para idosos", a bocha é praticada por pessoas de todas as idades e classes sócias, homens, mulheres, jovens e crianças, atraindo a participação de atletas de faixa etária cada vez menor. É possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha. Nos clubes ainda encontramos canchas Naturais, no entanto os Campeonatos Estaduais são realizados em Canchas Sintéticas.

Para tornar-se Esporte Olímpico, a bocha precisa ser praticada com a mesma regra em 35 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'