O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

04 junho, 2012

Rádio Nativa FM - Essa é nossa, Valorize!


Uma breve história de uma rádio de sucesso.
Feita com dedicação e amor pela profissão.

SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS


Informações gentilmente cedidas aos nossos blogs
pelo Diretor da Rádio Nativa FM.



Rogério Della Coletta – Diretor da Rádio


* Quando iniciou a Rádio Nativa FM?

R – A Radio Nativa FM, teve início no ano de 1986, quando foi criada a ACEPAL-Associação Cultural e Educativa de São José das Palmeiras, uma entidade sem fins lucrativos, e a emissora entrou em operação em março de 2000, após a concessão de licença emitida pela Anatel, a agência fiscalizadora do Ministério das Comunicações.


* De quem foi a iniciativa de criar a Rádio Nativa FM?

R – Durante muitos anos residi no interior do município, na Comunidade do Baixadão, e naquela época os meios de comunicação eram muito escassos e de difícil sintonia, não existia a facilidade de hoje como telefone celular, antenas parabólicas entre outros, e a carência de informações era bastante acentuada. E eu, (Rogério Della Coletta) como todos os outros agricultores daquela região e também do município, muitas vezes ficávamos sem saber os acontecimentos e, pois se trabalhava a semana inteira e as vezes até se demorava mais de 20 a 30 dias para vir a sede do município, e quando se recebiam as notícias elas já tinham acontecido e muitas oportunidades haviam se perdido. Foi então quando em 1985 o Ministério das Comunicações, abriu espaço para a criação das emissoras comunitárias em todo o país, e então percebi o quanto seria importante uma emissora em nosso município, para levar notícia, entretenimentos e acima de tudo informar de uma maneira rápida a todos os cantos do município o que se passava. Foi então quando tomei a iniciativa de criar a ACEPAL e a Nativa FM.


* Por que surgiu esse nome? Como foi feita a escolha?

R- O nome Nativa FM, surgiu na época do envio da documentação para o Ministério das Comunicações, onde se exigia um nome de fantasia para a emissora. Os exemplos dos outros municípios também tentaram achar um nome que viesse de encontro a algo daqui de nosso município, e cerca de 10 nomes foram listada entre eles Nativa FM, e foram apresentados a amigos, moradores, pessoal do comércio, funcionários públicos, professores e no final todos concordaram que o melhor seria Nativa FM, que significa que está na origem, que usa a língua materna, espontâneo, instintivo, que nasceu no lugar onde vive, que provêm de determinado lugar, ou seja, é a nossa emissora.


* Quantas pessoas colaboram na programação, nome e o programa que faz.

R - Hoje a emissora conta com os seguintes colaboradores:

Foto cedida pela Rádio Nativa FM


Rogério Della Coletta – "Eu de cá, você de lá" – das 05:00 as 07:30 de Segunda-Feira a Sábado e "Nativa na Noite" domingo das 20:00 a 21:00 h



Osnir Moscardi Fernandes - "Sucessos da manhã" – das 08:00 as 12:00 h de Segunda a Sexta-Feira, e aos Sábados das 15:30 as 19:00 horas – "Sábado premiado" e aos sábados também das 20:00 às 23:00 horas o "Nativa na noite".


Luana França - "Estação de Sucessos" – das 13:00 as 17:00 horas de Segunda a Sexta-Feira e aos Domingos das 08:00 as 12:00 h, "Manha Premiada Nativa FM"

Alexandra Nunes Marafiga – "Momento Sertanejo" – das 17:00 as 19:00 h de Segunda a Sexta-Feira e das 20:00 às 23:00 horas "Nativa na Noite" e aos sábados das 08:00 as 12:00 horas "Momento Sertanejo".


Geraldo Boi – "Domingo Alegria" - aos domingos das 14:00 as 18:00 h




Aparecido dos Santos – "Domingo Sertanejo" das 18:00 as 20:00 horas aos domingos


João Cleiton Marques - operador de som aos sábados das 13:00 as 15:30 h e aos domingos das 14:00 as 20:00 h



Ainda temos a transmissão da "Missa da Igreja Católica" aos domingos as 08:30 e também o espaço das "Igreja Evangélicas" das 13:00 as 15:30 aos sábados.

De segunda a domingo Almoçando com a Nativa com música variável e de segunda a sexta das 19:00 as 20:00 a transmissão da Voz do Brasil, e de segunda a sexta feira as 06:30 da manhã, o Programa da Emater-PR, O Homem e a Terra e aos sábados 06:30 programa da Embrapa, Prosa Rural, e em toda a programação avisos e recados.


* Qual o público mais frequente?

R – O nosso público é bastante variável, desde crianças, adolescentes, idosos, enfim está aberto a todos aqueles que gostam de informação, música e entretenimento a qualquer hora do dia, pois a programação é variável, tocando desde músicas nacionais, gospel, sertanejas e internacionais e trazendo também informações e recados de interesse da comunidade.


* Qual o papel social da Rádio?

R – A nossa emissora comunitária, tem como principal papel levar informação, entretenimento, cultura, divulgar nossos talentos locais e acima de tudo trabalhar com conteúdos de educação, saúde preventiva, direitos sociais, cultura, defesa da criança, do adolescente e da terceira Idade, entre outros tantos temas urgentes para o Brasil e para o nosso município, noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população, sem vínculos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos, instituições religiosas etc.


* Quais os desafios que a emissora enfrenta? Como faz para superá-los?

R - Nossa emissora desde o início de sua criação tem enfrentados inúmeros desafios. Quando do início da criação da ACEPAL, com o intuito da criação da rádio comunitária, nunca houve um envolvimento da população, não acreditando e não percebendo o valor de uma emissora para o município, também nunca houve participação efetiva por parte da população do município, apesar de inúmeros apelos e convites para que participem da programação da emissora, e pouca participação de entidades e representantes da comunidade. Enfim, cada dia para manter a emissora no ar é um desafio, cada dia que a emissora encerra as atividades é um desafio vencido. E conseguimos sim superar esses desafios, pois também temos colaboradores, mesmo que não participem diretamente da programação ou da ACEPAL, são pessoas simples, mas sabedoras da importância da emissora e da necessidade mantê-la no ar, pessoas estas que nos dão ânimo a cada dia, ou com palavras de carinho, ou com seu apoio cultural para nos ajudar a cobrir as despesas mensais da emissora, ou simplesmente nos ligam dos mais distantes rincão pedindo música, informação ou participando de nossas brincadeiras e isso nos mantém no ar a mais de 12 anos.


* O que espera para o futuro da Rádio Nativa FM?

R – Espero que a Nativa FM continue no ar para sempre e que quem sabe um dia consigamos a participação mais efetiva da população para que possamos colocar a nossa emissora na internet para ser ouvida no mundo todo e transformemos a nossa emissora em algo que seja um de nossos orgulhos, motivo de união, trabalho e desenvolvimento, pois com esse intuito que a mesma foi criada.


* Qual a mensagem que deixa para a população de são José das Palmeiras?

R – Que cuidem, participem, zelem, ajudem a manter a nossa emissora no ar, pois sei que um dia eu não estarei mais lá.


-TELEFONE - ENDEREÇO - EMAIL DA RÁDIO

Rua Presidente Bernardes (centro)

R – Nativafmsjp@gmail.com (esse endereço abrimos a cada meia hora para receber mensagens e conferir noticias de interesse )

nativafmsjp@hotmail.com (este endereço é mais para comunicação via MSN)

Telefone – (45) 3259-1403 ou 8834-4388

Nossos Blogs registraram alguns momentos



A dupla - Alison Lucas e Augusto gravando no estúdio da Rádio Nativa FM.
A dupla ira se apresentar no Festival em Ouro Verde do Oeste na próxima semana.


Texto-Montagem-Fotos e criação BLOG SÃO JOSÉ

Nossos blogs desejam que este maravilhoso trabalho da RÁDIO NATIVA FM, se perpetue por muito tempo. São pessoas e ideias como esta que fazem a diferença. Continue sempre com este trabalho de informação e levando alegria as pessoas de São José e Região.
É gratificante ver um trabalho feito com dedicação e amor. É nas dificuldades que se conhecem as grandes pessoas e suas qualidades. Parabéns pela dedicação a este grande projeto.


CONFIRA MAIS ASSUNTOS EM NOSSOS BLOGS

3 comentários:

  1. Muito boa a divulgação que você fez da nossa rádio. Eu mesmo morando aqui, não sabia da história. Muito agradecida pelo que está fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo grande trabalho que está fazendo em nossa cidade e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Faço com prazer. um abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'