O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

30 abril, 2012

Doenças de Inverno




Nos meses de outono e inverno são típicas as doenças (quase sempre virais) que afetam, essencialmente, nariz, garganta, brônquios e ouvidos.

Sintomas

Febre
Secreções nasais líquidas e transparentes (coriza);
Tosse seca com pequena quantidade de secreções;
Falta de apetite;
Vômitos;
Dor de ouvido.

Como tratar

Evitar ficar em ambientes poluídos;
Proteger-se do frio usando agasalhos adequados.

As doenças de inverno mais frequentes

Rinite

É caracterizada por espirros, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por poeira, mofo ou pêlo de animal. Procure evitá-los e mantenha uma boa alimentação.

Sinusite

É uma inflamação que ocasiona dor no rosto acima e abaixo dos olhos, pus no nariz, às vezes com mau cheiro, nariz entupido e febre. Sempre que pegar um resfriado ou o nariz estiver entupido, tente mantê-lo limpo.

Bronquite

Facilmente confundida com a asma, é uma inflamação dos brônquios que provoca inchaço na mucosa e dificulta a passagem de ar. Evite o fumo.

Asma

É a inflamação crônica das vias aéreas. As crises podem ser desencadeadas por diversos fatores como poeira, mofo, cheiros fortes, umidade, emoções e mudanças de temperatura. A asma é caracterizada por crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito.

Enfisema

A pessoa que sofre de asma por muitos anos pode ficar com enfisema que é um problema pulmonar muito grave e que não tem cura. É mais freqüente em pessoas que fumam, ocasionando dificuldade para respirar, principalmente quando faz algum exercício.

Pneumonia

É uma infecção nos pulmões. Ocorre frequentemente após outra doença respiratória mal curada. Caracteriza-se por calafrios seguidos de febre alta, respiração rápida, dor no peito e tosse.

Resfriado

Ataca principalmente o nariz e a garganta, causando espirros, coriza e tosse. A recuperação acontece em dois ou três dias. Exercícios regulares, boa alimentação, descanso e ingestão de bastante líquido são ideais para prevenir o resfriado. Evite lugares fechados.

Gripe

Em geral, há um cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, dor de cabeça e garganta e coriza. A melhora ocorre depois de três ou cinco dias. Você pode prevenir a gripe com uma alimentação saudável, bebendo muita água, fazendo exercícios e dormindo bem. A vacina também reforça a imunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'