O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

07 abril, 2012

Os malefícios do cigarro.


Os malefícios do cigarro

Quem já ouviu essa frase?

“Fumar mata devagarzinho, por isso que eu fumo bastante para não morrer de repente.”

Essa frase é muito boa para dar risadas, mas com certeza não contribui para a sua saúde. O Cigarro considerado uma das drogas lícitas, pois, é permitido por nossa legislação, possui mais de 4.000 substâncias que causam danos a nossa saúde. Muitos tipos de câncer estão associados ao cigarro, como: Boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o mais mortal deles, o Câncer de Pulmão, além do enfisema Pulmonar, que é uma doença obstrutiva crônica causadora de muitas mortes.

O cigarro também causa derrames e a trombose, lesando veias e artérias do seu organismo que acabam perdendo a capacidade funcional, levando a amputação de membros.

Já se foi o tempo em que fumar era chique e símbolo de status. Hoje o cigarro tornou-se um caso de saúde pública no mundo todo. O cigarro não faz bem nem para a indústria do Tabaco que em outros países já sofrem revezes violentos através de processos milionários movidos por fumantes ou seus familiares e por governos preocupados com os altos custos no tratamento aos usuários de cigarro.

Deixar o vício, além de muita força de vontade, requer o apoio da empresa, dos amigos e principalmente da família. Parar de fumar é um problema que o fumante precisa encarar não como um sacrifício, mas um benefício para si e todos que estão a sua volta, pois quem fuma, involuntariamente obriga as pessoas que estão perto de si a fumarem juntas, são os chamados fumantes passivos que padecem das mesmas doenças que o fumante ativo.

O fumante passivo sofre ainda mais com os danos causados pelo cigarro se conviver diariamente com fumantes ativos, casos como Garçons, por exemplo, que por causa da profissão acaba tendo contato maior com a fumaça do cigarro. A fumaça inalada pelo fumante passivo é mais danosa, pois é aquela que sai diretamente da ponta do cigarro, não passando pelo filtro, o que potencializa os danos. Enquanto o fumante ativo fuma um cigarro, a fumaça inalada pelo fumante passivo equivale a três cigarros, e não é preciso fazer muitos cálculos para saber que será mais prejudicado.

Fumar em locais que existam crianças é uma verdadeira crueldade, pois os pequeninos estão passando por um processo de transformação, no qual ainda são seres frágeis e totalmente vulneráveis as ações prejudiciais e danosas do cigarro.

Apesar dos inúmeros tratamentos a base de medicamentos e acompanhamentos psicológicos, deixar o vício é uma tarefa dolorosa e difícil para o usuário do cigarro, muitos acabam por retornar ao vício. A proibição de propagandas de cigarros também foi um avanço significativo na batalha contra o tabagismo, mas isso ainda não foi suficiente para diminuir o uso do cigarro. Leis restringindo o consumo de cigarros em espaços públicos vieram em boa hora livrando os frequentadores não-fumantes de serem fumantes passivos. É necessário atuar firme na conscientização dos usuários do cigarro para que diminuam o consumo ou parem com o vício de fumar.

A conscientização sobre o tabagismo deve ser feita nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil desde a tenra infância. Um trabalho sério com professores preparados e utilizando didáticas atuais focada no esclarecimento dos males causados pelo cigarro, ajudaria substancialmente no combate ao fumo. É importante manter este trabalho de conscientização no jovem, porque são eles que manterão o vício por mais tempo, então cabe aos governos de todas as esferas investirem na educação para que os jovens não tenham experiências com o cigarro.

O fumante só tem a "consciência real" dos males do cigarro quando alguma doença associada ao fumo prejudica a sua saúde. Nem todas as campanhas de alerta sobre os efeitos do fumo no organismo são suficientes, porque o prazer de fumar supera toda e qualquer estratégia de convencimento contrário. Felizmente alguns acordam a tempo e conseguem deixar de fumar, porém a maioria continua com o vício e só conseguem diminuir ou parar de vez, quando o corpo já padece das doenças provocadas pelo cigarro.

Se você parar de fumar hoje, certamente irá sentir os benefícios dessa atitude já nas próximas horas e dias, respirando melhor, dormindo melhor, sentido o cheiro e gosto dos alimentos.

PARE DE FUMAR, A SUA SAÚDE AGRADECE!

Por: Valdeci T. Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho

Veja também este vídeo , um exemplo entre vários que estão por todo mundo, avisando sobre o malefício do cigarro no organismo de quem fuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'