O BLOG De DEUS BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

22 abril, 2012

O QUE É O INFARTO?






Sintomas de infarto

O sintoma clássico do infarto é a dor em forma de aperto no lado esquerdo do peito, que pode irradiar para o pescoço, axila ou braço esquerdo. Porém nem todos os casos de infarto geram estes sintomas. Outros sintomas que podem estar relacionados ao infarto são:
Mal estar;
Enjôo;
Tontura;
Falta de ar;
Dificuldade em respirar;
Sensação de gases no estômago;
Sensação de aperto na garganta;
Suor frio e
Soluços.

Não é necessário que todos estes sintomas estejam presentes para caracterizar um quadro de infarto. Mas há suspeita do quadro quando o indivíduo sente-se mal e pelo menos a sensação de dor em forma de aperto está presente.
Em caso de suspeita de infarto recomenda-se ligar para o 192 (SAMU), 193 (Bombeiros) ou levar o indivíduo para o hospital.
O infarto quando é tratado precocemente tem boas chances de cura, mas se o indivíduo não tiver um atendimento médico adequado terá poucas chances de sobreviver.

Causas de infarto

As principais causas de infarto são:

Sedentarismo;
Maus hábitos alimentares como comer comida muito gordurosa, fast food e alimentos muito doces, que favorecem o aumento de peso;
Obesidade;
Colesterol alto;
Pressão alta;
Estresse e
Fumo.

Todos estes fatores levam ao acumulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias que levam sangue para o coração. Quando começa a ser gravemente obstruída iniciam-se os sintomas do infarto até que ela seja completamente obstruída e o sangue já não chegue ao coração, que morre por falta deste e de oxigênio.
Contudo outras situações podem levar ao infarto como o uso de drogas ilícitas e a combinação inadequada de medicamentos, por exemplo.
Para evitar o infarto basta alimentar-se corretamente e realizar exercícios físicos com regularidade, assim além de emagrecer o indivíduo diminuirá seu colesterol e a placa de gordura das artérias irá diminuir, facilitando a passagem sanguínea para o coração.


Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio, popularmente chamado de infarto ou ataque cardíaco, é caracterizado pela interrupção na passagem de sangue para o coração.
Sua principal causa é o acumulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. E elas são geradas pela má alimentação, falta de atividade física e estresse.
O sinal clássico de um infarto agudo do miocárdio é uma dor em forma de aperto no lado esquerdo do peito, mas outros sintomas podem estar presentes como tontura, mal estar, enjôo, sensação de gases no estômago, sensação de aperto na garganta ou dor na axila ou no braço esquerdo.
O tratamento para o infarto agudo do miocárdio é feito com medicamentos que facilitem a passagem do sangue para o coração. Mas pode ser necessária a realização de uma cirurgia para a colocação de uma ponte safena, que consiste na colocação de uma nova artéria que leva o sangue da artéria entupida para o coração.
Após um quadro de infarto agudo do miocárdio é necessário que o paciente tenha novos e saudáveis hábitos de vida como alimentar-se corretamente e praticar algum tipo de atividade física, para que as chances dele vir a sofrer um novo quadro de infarto sejam reduzidas.


Infarto fulminante

O infarto fulminante é aquele que mata o indivíduo antes que ele chegue ao hospital ou tenha um pronto atendimento médico.
O infarto fulminante ocorre repentinamente e caracteriza-se pela interrupção abrupta do fluxo sanguíneo para o coração, e ocorre especialmente em jovens, pois estes ainda não possuem a chamada circulação colateral, responsável por irrigar o coração juntamente com as artérias coronárias.
Para diminuir o risco de sofrer um infarto recomendam-se hábitos de vida saudáveis como alimentar-se corretamente dando preferência ao consumo de legumes, verduras, grãos, cereais, frutas, hortaliças e carnes magras como peito de frango, por exemplo.
Além disso, é recomendado praticar algum tipo de atividade física regularmente, como uma caminhada de 30 minutos 3 vezes por semana, por exemplo. Outra dica importante é beber bastante água e evitar o estresse, reservando um tempo para descansar.


Poluição aumenta risco de infarto

Um estudo científico confirmou que a poluição aumenta o risco de infarto. Segundo os investigadores basta ficar 7 dias consecutivos exposto à poluição para ter um aumento significativo nas chances de sofrer um ataque cardíaco, especialmente se houver outros fatores desencadeantes ao mesmo tempo.
A poluição do ar gera uma inflamação no corpo que leva ao aumento da frequência cardíaca e ao aumento da viscosidade do sangue, que favorece a formação de trombos. Assim, todos estes fatores funcionando conjuntamente podem predispor um infarto.
Os estudiosos garantem que a poluição é um dos fatores de risco do infarto, mas que não é o único, pois a diabetes, o fumo e a hipertensão são os que mais favorecem o infarto.
O que os cientistas sugerem é que os indivíduos diabéticos, fumantes e/ou hipertensos evitem ao máximo permanecer em locais poluídos, para diminuir um pouco o risco da doença
.
O infarto é uma situação grave que necessita de atendimento médico urgente para salvar a vida do indivíduo. Seu tratamento e feito com medicamentos, oxigênio, e por vezes cirurgia.
Segundo o estudo, ter um estilo de vida saudável e viver em locais menos poluídos, como nas cidades interiores é o ideal para evitar as doenças do coração.


Infarto silencioso na mulher

Uma pesquisa científica revelou que o infarto pode ser silencioso nas mulheres jovens. Nelas o episódio pode manifestar-se sem gerar os sintomas típicos do infarto, que são a dor no peito e o mal estar.
Segundo os investigadores, quando o infarto ocorre em mulheres com menos de 55, ele pode gerar outros sintomas como dor no queixo, no colo, no estômago, nas costas ou gerar dificuldade para respirar.
Como estes sintomas não estão diretamente relacionados a uma situação de emergência, elas tendem a procurar o médico mais tarde, e estes por sua vez, utilizam tratamentos menos agressivos, o que pode aumentar o número de mortes, por atrasar o tratamento.
Nas mulheres o risco de infarto é aumentado quando elas permanecem em estresse, tomam a pílula anticoncepcional ou tem complicações na gravidez como a eclampsia, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua colaboração, espero corresponder sempre para o melhor serviço deste blog. Muito obrigado. Marcelo.

onkeydown='return checartecla(event)'